Nossa História

• Em julho de 1997, nasce a Escola Literal, gerada de um projeto pessoal, de nossa fundadora e diretora Profª Lucilene Grego Recalde, nossa Escola inicialmente adotou o nome de Pré Escola Turminha da Mônica, iniciando suas atividades em uma pequena casa alugada em nosso Município, de acordo com a necessidade da comunidade escolar, o objetivo era de atender apenas crianças pequenas em período integral. Um ano depois, buscando melhorar o atendimento e aumentar a demanda, passou a atender todas as turmas da Educação Infantil, mudando-se para um imóvel maior, já adaptado, na mesma região.

O bom atendimento aos alunos e a competência na gestão, foram sempre marcas na trajetória de nossa Escola, assim sendo, devido ao contentamento dos familiares com a aprendizagem, atendendo as solicitações, em 2003 a escola implantou a 1ª turma de Ensino Fundamental, no ano seguinte mudou-se novamente, desta vez para sua sede atual, própria, hoje com mais de  2.800 m², que vem sendo ampliada e modernizada a cada ano.

Atualmente atende, com a reconhecida competência e qualidade no ensino, alunos do Maternal ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Aqui os valores familiares são aplicados à educação, cada aluno é único e constrói suas próprias relações de amizade, contribuindo para uma aprendizagem colaborativa.

Estudando, brincado e vivenciando na Literal o aluno socializa, suas histórias fazem parte da nossa, o que torna o ambiente escolar muito feliz!

Nossa 1ª sede, fundada pela nossa excelentíssima, atual e única Diretora, Profª Lucilene Grego Recalde, com o nome de Pré-Escola Turminha da Mônica, atendia crianças até os 6 anos de idade, em período integral , com o objetivo de atender a demanda de mães trabalhadoras da região.

14274482_10210183722091125_26547075_o

Após um ano e meio, a casa alugada  na Rua Castro   ficou  pequena , então em janeiro de 1999 a Pré escola mudou-se  para o Conjunto Atuba, melhorou as instalações e os serviços prestados , buscou capacitação, formação  e parcerias com grandes grupos educacionais.   Rapidamente conquistou a confiança da comunidade.

1999 montagem

A pedido das famílias implantamos a 1ª turma de Ensino Fundamental, na época 1ª Série, neste momento também optamos por escolher um novo nome para nossa Escola, mais apropriado para as turmas de Ensino Fundamental.

2003 montagem

Nossa Escola cresce, mudamos para nossa sede própria, passamos a utilizar o nome LITERAL como a nossa marca, criamos nossa primeira logo.

2004 montagem

A Literal avança para uma modernização pedagógica, buscando proporcionar o que há de melhor no mercado educacional a Literal passa a fazer parte do Grupo Positivo, que fornece o material didático aos alunos e professores, programas educacionais e formação continuada para toda a equipe pedagógica.

2008 montagem

Formamos nossa 1ª turma de 9º ano, um marco para a Literal e para as famílias, que confiaram em nosso trabalho! De lá pra cá, são muitos alunos formados pela Literal!

2012 montagem

Já com o Ensino Fundamental consolidado, a convite da Editora Positivo, implantamos nosso Projeto de Ensino de Inglês Avançado, o PES – POSITIVO ENGLISH SOLUTION e com ele nos tornamos a 1ª Escola do Município, com ensino da Língua Inglesa diferenciada.

2013 montagem

Mais uma vez a Literal inova, tendo como foco a aprendizagem, juntamente com o Grupo Positivo, toda a equipe tem passado por cursos e palestras que visam desenvolver ainda mais nossa linha pedagógica (sócio-interacionista), buscando o aperfeiçoamento constante de nossa equipe de trabalho.

2016 montagem

A Escola Literal completa 20 anos, em um momento de muitas mudanças e avanços! A inauguração da Literal Ville é a realização de um sonho antigo.

2016 montagem

Ampliação e reforma na fachada.

2019 montagem

Por que Literal?

No ano de 2003, quando a escola dava seu 1º salto para a implantação do ensino fundamental, surgiu a necessidade de trazer a escola um conceito mais formal, um nome que pudesse ser utilizado com orgulho também pelos alunos mais velhos, na ocasião, a equipe sugeriu alguns nomes e foi realizada uma votação entre profissionais que aqui trabalhavam e as famílias. O nome Literal foi eleito e é nossa marca registrada.

• O que quer dizer LITERAL?

De acordo com o Dicionário Aurélio Literal significa: Relativo a letra, expresso por letras, que denota rigor e exatidão. Para nós, além das definições do dicionário, a palavra Literal, ganha o sentido de seriedade, compromisso, de trazer a verdade como princípio e objetivo dentro da educação.