Proposta Pedagógica

  • Com o objetivo de despertar o interesse e estimular a aprendizagem dos estudantes, a Escola Literal investe em estratégias diferenciadas, planejadas para cada faixa etária:

    • Todo os professores e pedagogos formados e habilitados na área que atuam.
    • Equipe multidisciplinar para acompanhamento dos alunos, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos e Psicomotricistas.
    • Convênio com o Sistema Positivo de Ensino;
    • Ensino diferenciado da Língua Inglesa - Ensino Bilíngue;
    • Projetos especiais e eventos de caráter educacionais;
    • Formação de valores;
    • Valorização do esporte e da cultura;
    • Utilização de recursos tecnológicos;
    • Espaços exclusivos e especialmente planejados para favorecer a aprendizagem;

    Proposta Pedagógica: Sócio Interacionista.

    Nossa proposta pedagógica ancora-se na concepção interacionista, pautada nas teorias de relevantes pensadores educacionais contemporâneos, entre os quais destacamos Jean Piaget, Lev Semionovitch Vygotsky e Henri Wallon. As contribuições de David Ausubel no que tange a aprendizagem significativa também são consideradas nesse contexto.

    Consideramos que a aprendizagem é construída pelo aluno, isso envolve pensar em metodologias em que o aluno seja ativo, participante, questionador, levando em conta a sua fase de desenvolvimento.

    Sob essa ótica, a escola se constitui como um ambiente profícuo para o aprimoramento, a aprendizagem precisa ser significativa para o aluno, de modo que este consiga estabelecer relações entre os conhecimentos outrora adquiridos para criar novos conhecimentos.

    Como principal meio para a aprendizagem encontra-se a interação, buscando o desenvolvimento das potencialidades do aluno através da relação com outros estudantes e com os professores e demais envolvidos no processo educacional, o estudante cria e recria suas circunstâncias de aprendizagem, assim, se constrói como indivíduo e também como parte de um todo.

    Outros fatores também são essenciais para o aprendizado: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa, considerando os aspectos motores, cognitivos e afetivos no desenvolvimento do ser humano.

    Essas são as principais teorias que ancoram a elaboração da Proposta Pedagógica da Literal. Obviamente, o suporte teórico não se encerra nos autores apresentados, entretanto, seus postulados têm papel fundamental na escrita do nosso material e na construção no dia a dia escolar.