Educação Infantil
Na Escola Literal a Educação Infantil é a fase das descobertas e conquistas, momento em que nosso trabalho está voltado para proporcionar oportunidades de desenvolvimento da identidade, da autonomia, das competências, de promover as primeiras experiências de convivência, descobrir o outro e a si mesma, dando a elas o privilégio de encontrar seus pares, outras crianças.
Em consonância com a metodologia Sociointeracionista, difundida na Literal como um todo, que se baseia no principais teóricos da educação, Jean Piaget, Vygotsky , Henri Wallon, Ausubel e Howard Gardner, nossa Escola trabalha na Educação Infantil com a abordagem Reggio Emilia.
De 1 a 3 anos
Com influência da abordagem de Emmi Pikler, pediatra Húngara, que desenvolveu um trabalho em que a afetividade nas relações é o princípio básico para o desenvolvimento da autonomia, da motricidade livre, da saúde e bem-estar infantil.
De 4 a 6 anos
Centrada na abordagem pedagógica de Reggio Emilia- Itália, chamada de Pedagogia da Escuta e do diálogo, a mais difundida na Europa, que vê cada criança como um ser único, protagonista, rico em possibilidades, cercado de afeto e dedicação.
Princípios de trabalho:
- Laço afetivo entre o adulto e a criança;
- Campos de experiências;
- Convivência entre os pares (outras crianças);
- Construção da Identidade e Autonomia;
- Sentimento de integração e pertencimento;
ABORDAGEM REGGIO EMILIA
Segundo Loris Malaguzzi, psicólogo italiano considerado idealizador da proposta pedagógica de Reggio Emilia (até hoje um dos melhores serviços educativos de atendimento à infância), as crianças aprendem interagindo com o seu ambiente e transformando ativamente os seus relacionamentos com o mundo dos adultos, das coisas, dos eventos e de maneiras originais com os seus pares. Assim, as crianças participam da construção da própria identidade e da identidade dos outros. A interação entre as crianças é uma experiência fundamental durante os primeiros anos de vida, é uma necessidade vital que cada uma carrega dentro de si (MALAGUZZI, 1993, apud DAHLBERG; MOSS; PENCE 2003, p.112).
O trabalho coletivo é uma das bases da experiência de Reggio Emilia, a abordagem valoriza cada pessoa em sua experiência. Isso mostra que independente do papel que cumpre, ou função que desempenha, cada pessoa é importante na condução do ensino aprendizagem e, portanto, protagonista legítimo da experiência adquirida.
PEDAGOGIA DA ESCUTA E DO DIÁLOGO
A prática de inserir as crianças cotidianamente em situações de pesquisa e debate favorece o questionamento sobre si próprias e sobre os outros, o que as torna mais participativas. Os alunos são convidados a compor seu ponto de vista em conjunto com os demais, fortalecendo o processo de construção não apenas de suas identidades individuais, mas do coletivo com suas múltiplas particularidades.
- Assembleias escolares e de turmas.
- Rodas de conversa e debates.
- Reconhece e respeita a opinião do outro.
- Valoriza a experiência prévia da criança.
- Trabalho coletivo/cooperativo.
Em todo o processo de ensino e aprendizagem, as crianças têm suas habilidades reconhecidas e seu desenvolvimento conduzido a partir de suas próprias relações com os demais e com o mundo.
Espaço onde o que a criança traz como experiência é sempre valorizado, promove o trabalho coletivo/cooperativo, colocando em prática os campos de experiências- espaços organizados pelo professor para que a criança investigue e explore com os colegas criando possibilidades e soluções.
Reggio Emilia nos ensina a construir uma escola viva, que se transforma e que acredita que todos têm muito a aprender e também a compartilhar. É a escola que valoriza o trabalho cooperativo, respeita a criança e investe na formação continuada dos educadores.
Matriz Curricular
- Maternal, Infantil 2 e 3 (para alunos de 1 a 3 anos): Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Musical, Hábitos de Higiene, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Movimento, Natureza e Sociedade, Psicomotricidade, Estações Pedagógicas, Hora do Conto e Culinária.
- Infantil 4 e 5 (para alunos de 4 a 5 anos): Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Física, Educação Musical, Hábitos de Higiene, Língua Inglesa, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Natureza e Sociedade, Estações de Brincadeiras, Hora do Conto e Culinária.
- Atividades Complementares para Educação Infantil (dentro do no horário curricular): Ballet, Movimento, Música, Inglês e Psicomotricidade.
A aula de psicomotricidade e a aula de movimento trabalham a coordenação motora, a expressividade e as questões emocionais da infância, através de atividades lúdicas que envolvem, dança, música, jogos em equipe/times e diferentes materiais (bolas de diferentes tamanhos, caixas, bastões, bambolês…). A criança tem a oportunidade de vivenciar em forma de brincadeira suas relações, socializando, trabalhando em equipe e desenvolvendo-se de maneira global com atividades que promovem o bem estar físico e emocional.
Projetos Especiais
- Mostra de Artes;
- Mostra Cultural;
- Projeto Identidade e Autonomia
- Projeto esportivo: Jogos Solidários Literal.
Horários – Ensino Regular (tarde)
- Entrada: a partir das 13h até às 13h10.
- Saída: a partir das 17h até às 19h.





