Nossa História
Em julho de 1997, nasce a Escola Literal, gerada de um projeto pessoal, de nossa fundadora e diretora Profª Lucilene Grego Recalde, nossa Escola inicialmente adotou o nome de Pré Escola Turminha da Mônica, iniciando suas atividades em uma pequena casa alugada em nosso Município, de acordo com a necessidade da comunidade escolar, o objetivo era de atender apenas crianças pequenas em período integral. Um ano depois, buscando melhorar o atendimento e aumentar a demanda, passou a atender todas as turmas da Educação Infantil, mudando-se para um imóvel maior, já adaptado, na mesma região.
O bom atendimento aos alunos e a competência na gestão, foram sempre marcas na trajetória de nossa Escola, assim sendo, devido ao contentamento dos familiares com a aprendizagem, atendendo as solicitações, em 2003 a escola implantou a 1ª turma de Ensino Fundamental, no ano seguinte mudou-se novamente, desta vez para sua sede atual, própria, hoje com mais de 2.800 m², que vem sendo ampliada e modernizada a cada ano.
Atualmente atende, com a reconhecida competência e qualidade no ensino, alunos do Maternal ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Aqui os valores familiares são aplicados à educação, cada aluno é único e constrói suas próprias relações de amizade, contribuindo para uma aprendizagem colaborativa.
Estudando, brincado e vivenciando na Literal o aluno socializa, suas histórias fazem parte da nossa, o que torna o ambiente escolar muito feliz!
Por que Literal?
No ano de 2003, quando a escola dava seu 1º salto para a implantação do ensino fundamental, surgiu a necessidade de trazer a escola um conceito mais formal, um nome que pudesse ser utilizado com orgulho também pelos alunos mais velhos, na ocasião, a equipe sugeriu alguns nomes e foi realizada uma votação entre profissionais que aqui trabalhavam e as famílias. O nome Literal foi eleito e é nossa marca registrada.
O que quer dizer LITERAL?
De acordo com o Dicionário Aurélio Literal significa: Relativo a letra, expresso por letras, que denota rigor e exatidão. Para nós, além das definições do dicionário, a palavra Literal, ganha o sentido de seriedade, compromisso, de trazer a verdade como princípio e objetivo dentro da educação.